Laboratório de Estudos Clássicos – Center of Classical Studies – Universidade Federal Fluminense

VI Simpósio LEC-UFF: A curadoria dos Estudos Clássicos no mundo digital

Postado por Beethoven em 22/maio/2023 - Sem Comentários

Professores e estudantes têm criado canais, perfis e podcasts com foco nos temas da Antiguidade greco-romana, buscando, na maior parte do tempo, uma atualização do debate de questões polêmicas, como a escravidão e a misoginia. O VI Simpósio do Laboratório de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense (LEC-UFF), evento anual, teve como tema em 2023 “A curadoria dos Estudos Clássicos no mundo digital”. Seis iniciativas de curadoria em plataformas digitais foram apresentadas e discutidas entre os participantes de duas mesas e o público na tarde de 6 de julho. Uma tarde foi pouco para tratar de curadoria e ética, mas a mensagem, vocalizada já no início dos trabalhos, é que os representantes dos projetos são curadores digitais que reagem à apropriação dos Estudos Clássicos pela direita. Muitas orientações técnicas foram divulgadas e discutidos os desafios dessa atividade ainda à margem das instituições acadêmicas. A programação, detalhada abaixo, está registrada em vídeo no YouTube. Links para os documentos de algumas apresentações exibidas estão disponíveis.

MESA PRESENCIAL – ACESSE NO YOUTUBE AQUI, DEIXE SEU LIKE, INSCREVA-SE NO CANAL, ACIONE O SININHO

Mesa presencial

moderador: Felipe Marques

Doutorando em Letras Clássicas pela UFRJ, onde fez o mestrado. É graduado em Jornalismo (PUC-Rio). É um dos idealizadores da Espelunca Clássica, projeto de reflexão sobre a influência da Antiguidade Grega na cultura contemporânea.

PROJETO ÍTACA: EXPLORANDO A MITOLOGIA NAS ARTES E NA CULTURA POP

Breve apresentação do Projeto Ítaca (ISSN 2965-2286). Proposta, taxonomia do site, planejamento, estratégia SEO, indicadores, parcerias e perspectivas futuras. SLIDES

Lúcio Reis Filho

Professor do Bacharelado em Cinema do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Escritor e cineasta, também é coordenador e editor-chefe do Projeto Ítaca, publicação online dedicada à mitologia mundial e a suas representações nas artes. É doutor em Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, mestre em Comunicação pela UFJF, especialista em Estudos Clássicos pela UnB-Archai.

CURADORIA DO PODCAST ARCHAI: ENTRE PERSONAGENS E PESQUISADORES

O Podcast Archai, além de ser fonte de divulgação científica a respeito de personagens da Antiguidade, históricos ou fictícios, também promove o encontro de ouvintes com pesquisadores brasileiros, criando um panorama dos Estudos Clássicos no país. SLIDES.

Beatriz de Paoli

Professora de Língua e Literatura Grega na UFRJ. É editora associada da Archai – Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental e do Podcast Archai, ambos da Cátedra Unesco Archai-UnB. É doutora em Letras Clássicas pela USP (2015) e mestra em Teoria Literária pela UnB (2004), onde graduou-se em Letras (2000).

GUARDAR NA MEMÓRIA DIGITAL: PALCO CLÁSSICO NO BRASIL DE HOJE

O teatro antigo na atualidade é tema de muitas pesquisas nos Estudos Clássicos, mas as fontes são escassas não só porque as encenações são únicas e efêmeras, mas também em razão de não haver registro audiovisual como procedimento de documentação. O blog Palco Clássico é uma tentativa de superar esse abismo.

Renata Cazarini

Professora de latim e literatura latina na UFF, em Niterói, onde coordena o projeto de extensão Cineclube Matrizes Clássicas há 5 anos. Pesquisadora de teatro antigo e recepção dos clássicos, concebeu e é editora do blog Palco Clássico. É doutora em Letras Clássicas pela USP.

Debate

INTERVALO

MESA VIRTUAL – ACESSE NO YOUTUBE AQUI, DEIXE SEU LIKE, INSCREVA-SE NO CANAL, ACIONE O SININHO

moderadora: Flávia Vasconcellos Amaral

Doutora em Letras Clássicas (USP) e professora do Departamento de Estudos Clássicos na Universidade de Winnipeg, Canadá. É idealizadora da agenda coletiva Clássicas Dia a Dia e integra o Podcast Archai.

ESTUDOS CLÁSSICOS NO YOUTUBE: A EXPERIÊNCIA DE UM BÁRBARO LUSÓFONO

Qual é o espaço possível para os Estudos Clássicos no YouTube? É possível ensinar Grego Antigo por vídeo-aulas? Qual é o nível de interesse e engajamento das pessoas em relação à literatura clássica? Essas são as perguntas norteadoras dessa fala, a partir de uma perspectiva pessoalíssima.

Leonardo Antunes

Poeta, tradutor e professor de língua e literatura grega na UFRGS, mantém o canal Grego Clássico no YouTube. É autor de Casa dos Poetas (Zouk, 2021), Lícidas (Zouk, 2019) e João & Maria – Dúplice coroa de sonetos fúnebres (Patuá, 2017). Tradutor do Édipo Tirano de Sófocles (Todavia, 2018) e dos Fragmentos Completos de Anacreonte (34, 2022). Atualmente, dedica-se a uma tradução da Odisseia em decassílabos duplos, mesma medida que adotou para traduzir a Ilíada (Zouk, 2022).

ANTIGA E CONEXÕES: UM RELATO SOBRE OS DESAFIOS DOS ESTUDOS CLÁSSICOS NO MUNDO DIGITAL

 O objetivo da comunicação é refletir sobre os desafios de transformar as pesquisas acadêmicas no âmbito da História Antiga e sua recepção em conteúdo digital de acesso gratuito. SLIDES.

Renata Senna Garraffoni

Doutora em História pela Unicamp e professora de História Antiga na Universidade Federal do Paraná. Tem interesse nos estudos sobre o Principado romano, em especial sobre a escrita das camadas populares, e sobre a presença da Antiguidade na Modernidade. É responsável pelo blog Antiga e Conexões, que mantém em parceria com orientandos/as de graduação e pós.

PORTAL GRAECIA ANTIQUA: 25 ANOS DE INFORMAÇÕES E PROVOCAÇÕES

Breve apresentação dos principais elementos de composição e organização do Portal Grécia Antiga (Graecia Antiqua); cronologia de seu desenvolvimento, implementação e perspectivas de atualização.

Wilson A. Ribeiro Jr.

É médico, com doutorado em Letras Clássicas pela USP (2011), pesquisador do Grupo de Pesquisas “Estudos sobre o teatro antigo”. Autor e mantenedor do Portal Graecia Antiqua, dedicado à divulgação da cultura grega antiga, desde 1997.

Debate

Encerramento

INFOS

E-mail: lecuff2018@gmail.com

Grupo do Facebook

Nosso canal no Youtube

Siga @lec.uff no Instagram

Participe do nosso grupo de emails: lec-uff – Grupos do Google

Endereço:
Sala 310, Bloco C
Campus do Gragoatá
Rua Prof. Marcos Waldemar
de Freitas Reis, s/n
São Domingos, Niterói, RJ, Brazil
CEP 24210-201

Parcerias (inter)institucionais

Arquivo de notícias

Translate »
Skip to content