Laboratório de Estudos Clássicos – Center of Classical Studies – Universidade Federal Fluminense

1ª circular de divulgação do 27º SEC-UFF e chamada para submissão de trabalhos

Postado por Beethoven em 14/jan/2021 - Sem Comentários

O Seminário de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense é realizado no Instituto de Letras (IL-UFF) há mais de 30 anos e hoje é o evento mais antigo do IL ainda em realização. Esperamos, com mais esta edição do SEC-UFF, consolidar a posição da UFF como local privilegiado de discussão de temas ligados à área de Estudos Clássicos e temos a expectativa de consubstanciar a atuação do Laboratório de Estudos Clássicos – LEC-UFF.

O SEC-UFF tem como objetivo proporcionar anualmente oportunidade para discussão inter e transdisciplinar de temas de pesquisa sobre a Antiguidade, que são, de alguma forma, estruturantes para o pensamento ocidental e importantes para uma reflexão atual sobre sociedade e cultura. Neste ano, o tema será “Civilização e Violência” justamente para pensarmos as condições atuais das relações violentas dos processos ditos civilizatórios, retomando as experiências que foram vivenciadas no passado.

A escolha do tema para o seminário deste ano provém do desejo de discutir as relações entre civilização e violência, uma vez que a história nos mostra que os atos civilizatórios foram também atos de barbárie. Como escreveu recentemente Claudio Oliveira [1]: “Em O Mal-estar na Civilização, Freud nos mostrou que o processo civilizatório implica várias formas de frustração para […] os impulsos de violência, destruição e agressividade que constituem todos os seres humanos. Para [Freud], ‘[…] em todos os seres humanos se acham tendências destrutivas, ou seja, antissociais e anticulturais, […]’. Como essas tendências não são totalmente elimináveis pelo processo civilizatório, suas esperanças [de] uma civilização completamente livre delas são pequenas, mas ele acredita que ‘se for possível converter em minoria a maioria que hoje é hostil à cultura, muito se terá alcançado, talvez tudo o que se pode alcançar’.”

Em virtude das restrições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19, o 27º SEC-UFF, que teria sido realizado em setembro de 2020, neste ano, será realizado de forma totalmente remota. [2]

A programação, que se realizará entre 10/março e 28/abril, será composta de 3 conferências, 3 mesas-redondas e 3 sessões de comunicações paralelas, além de 1 minicurso. Os nomes dos professores e títulos das mesas e trabalhos serão divulgados em breve. Uma prévia da programação se encontra mais abaixo.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE INSCRICÕES NO SITE DO EVENTO:

[1] OLIVEIRA, Claudio. Regina Duarte e o marxismo cultural. Revista Cult. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/regina-duarte-marxismo-cultural/. Acesso em: 4 fev. 2020. [2] Esta edição foi contemplada com apoio financeiro do Edital FAPERJ Nº 16/2019.

E-mail: lecuff2018@gmail.com

Grupo do Facebook