Alexandre Santos de Moraes
Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em História Comparada pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada (2009) da mesma universidade e doutorado em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2013).
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Homero, poesia oral tradicional, oralidade e escrita, mitologia, diferenças etárias e etnicidade no Mundo Antigo
Beethoven Alvarez (Líder)
É Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PosLing/UFF), na linha de pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado na University of St Andrews (School of Classics). Possui Doutorado em Linguística (Estudos Clássicos) pela Unicamp, com período sanduíche na University of Oxford (Corpus Christi College). Possui Mestrado em Letras Clássicas pela UFRJ e Graduação em Letras (Port/Latim) pela UERJ.
Tem interesse em: teatro romano antigo, comédia romana, métrica latina arcaica (iambo-trocaica), filologia clássica, versificação (de várias línguas), estudos da tradução, e tradução poética e do texto teatral.
Bruno Salviano Gripp
Possui graduação em Grego – Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, Grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.
Carlinda Fragale Pate Nunez
Professora Titular de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2018. Possui graduação em Português Literatura pela Universidade Santa Úrsula (1976), mestrado em Ciência da Literatura (1986) e doutorado (idem, 1991) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Freiburg (março 1996-julho 1997) sob a supervisão do Prof. Dr. Wolfgang Kullmann. Foi coordenadora geral do Programa de Pós-graduação em Letras nos anos de 2005 e 2006. Ocupou as coordenações do Doutorado em Literatura Comparada e do Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, em gestões alternadas, entre 2002 e 2014. Foi supervisora dos estágios Sanduíche (PDSE) do PPG-Letras entre 2003 e 2016. Foi bolsista do CNPq no triênio de 2009-2012 e é Procientista com bolsa da FAPERJ desde 2003.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Comparada, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: mito, teoria da literatura, literaturas clássicas.
Eduardo da Silva de Freitas
Professor Adjunto do Departamento de Letras Clássicas da UFRJ, já lecionou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, entre 2015 e 2020, e na Universidade Federal de Lavras entre 2011 e 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas. Além disso, é Doutor em Literatura Comparada (2013) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu o Mestrado em Letras (Literatura Brasileira – 2008) e a Graduação em Língua Portuguesa, Língua Latina e suas Literaturas (2005).
Tem interesse em Retórica, Língua e Literatura Latinas e Tradução.
Fábio Paifer Cairolli
Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim – 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas – 2009) pela mesma instituição. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Alfenas (2014). Publicou, em 2019, a tradução completa das Sátiras, de Pérsio. Publicou, em parceria com João Angelo Oliva Neto, a tradução do Livro dos Espetáculos, de Marcial (2018). É também autor dos livros de poemas Sátiras (2011) e Amores (2005). A partir de 2019, publicou também traduções da poesia latina em formato de cordel, tendo lançado versões de Virgílio, Horácio e Marcial nesse formato.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo, Pérsio, Virgílio e Horácio, leitura e recepção dos clássicos.
Fernanda Messeder Moura
Doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, pesquisa a epopeia latina, com especial interesse em Estácio, e o teatro latino, sobretudo Sêneca.
Está credenciada como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: “Estudos sobre o Teatro Antigo (GTA-USP)”, “Entre gramática e retórica greco-latina (USP) e “Núcleo de Estudos Antigos e Medievais: Sociedade e Cultura na Antigüidade e na Idade Média (NEAM-UFMG)”
Glória Braga Onelley (Vice-Líder)
Possui graduação em Português-Grego (Bacharelado – 1981; Licenciatura – 1982) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Letras Clássicas pela mesma Universidade. Bolsista da CAPES (doutorado sanduíche – 1995 -1996), na Universidade de Coimbra. No doutorado, teve como orientadoras as professoras doutoras Nely Maria Pessanha (UFRJ) e Maria Helena da Rocha Pereira (Instituto de Letras da Universidade de Coimbra). Professora aposentada (a pedido) da Faculdade de Letras da UFRJ, onde atuou na graduação e na pós-graduação em língua e literatura grega. Atua, desde 2016, como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Atualmente, é professor Associado 4 do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, com experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Clássicas.
Desde janeiro de 2019, participa do Projeto de Execução de Periódicos Acadêmicos do Instituto de Letras da UFF. Professora convidada, em abril de 2009, a integrar a equipe de investigação do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Investigadora Colaboradora da UI&D- Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Integrante dos grupos de pesquisa CEIA- Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (UFF) e Discurso na Antiguidade Grega: texto, contexto e memória (FL-UFRJ- dezembro de 2009). Vice-líder do grupo de pesquisa LEC/UFF/CNPq, desde outubro de 2018. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros publicados, dois dos quais pela Imprensa da Universidade de Coimbra e um pela Editora 7Letras.
Greice Ferreira Drumond
Possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Grega e Comédia Grega Antiga.
Leonardo Ferreira Kaltner
Professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói/RJ), na área de Língua e Literatura Latinas, docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Membro do Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico – LABPEC/UFF e do GT de Historiografia da Linguística Brasileira da ANPOLL. É líder do grupo de pesquisa: ‘Filologia, línguas clássicas e línguas formadoras da cultura nacional’ (FILIC/CNPq/UFF). Realizou estágio pós-doutoral, na área de Letras, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2013). Obteve os títulos de doutor e mestre em Letras Clássicas (Culturas da Antiguidade Clássica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; 2009, 2007), tendo sido bolsista da CAPES; é bacharel em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2005), tendo sido bolsista de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão. Iniciou seus estudos humanísticos de línguas clássicas (latim e grego) ainda na educação básica, em projeto no Colégio Pedro II (CPII), com a leitura de obras de Paulo Rónai.
Atua nos seguintes temas: Historiografia Linguística no Brasil (Linguística Missionária e Gramaticografia) e Ecolinguística (Análise do Discurso Ecológica), pesquisando o pensamento linguístico do missionário jesuíta S. José de Anchieta, SJ (1534-1597) e do naturalista bávaro Dr. med. Carl Fr. Ph. von Martius (1794-1868), nas obras ‘Arte de grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil’ (Coimbra, 1595) e ‘Glossaria Linguarum Brasiliensium’ (Erlangen, 1863).
Maria Fernanda Garbero de Aragão
Graduada em Letras- Português/Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), com a tese Las Madres de Plaza de Mayo: à memória do sangue, o legado ao revés. Em 2019, concluiu o pós-doutoramento em Poéticas da Tradução, na Universidade Federal de Minas Gerais, traduzindo duas peças de teatro e uma trilogia completa, originalmente escritas em espanhol e catalão ao português. É co-autora da coleção Confluencia (PNLD / 2018) de livros didáticos em língua espanhola para o Ensino Médio, e autora de artigos científicos e capítulos de livros sobre tradução e recepção de personagens trágicas na literatura, no cinema e no teatro. É professora associada de Teoria da Literatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, é graduanda do curso Letras-Grego, na Universidade Federal Fluminense.
Pesquisa e traduz textos teatrais em espanhol, italiano, catalão e galego, e integra os grupos de pesquisa Vortit Barbare (UFPR), sobre tradução e performance; Literatura e Dissonâncias – LIDIS/UFF, e o Laboratório de Estudos Clássicos – LEC / UFF.
Renata Cazarini de Freitas
Professora de língua e literatura latina na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus do Gragoatá, em Niterói. Doutora (2019) e mestre (2015) em Letras Clássicas pela USP com pesquisa sobre teatro latino antigo e recepção contemporânea. Especialista em Estudos Clássicos pela UnB com pesquisa sobre placas de maldição latinas (tabellae defixionum). Organizou e traduziu a seleção de cartas de Sêneca ‘Edificar-se para a morte: das cartas morais a Lucílio’ (Editora Vozes, 2016). Cursou o programa formativo de tradutores da Casa Guilherme de Almeida. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo USP-CNPq, o Grupo de Estudos da Adaptação e Tradução USP-CNPq, o Laboratório de Estudos Clássicos da UFF e o Núcleo de Tradução e Criação da UFF. É graduada em Latim pela USP (2012) e graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Fez carreira de 20 anos em agências de notícias (BBC World Service, Reuters, Agência Estado), principalmente nas áreas de economia e assuntos internacionais, tendo chefiado redações. Morou em Portugal (1988-1989) e na Inglaterra (1994-1996).
Tem interesse em dramaturgia elisabetana e contemporânea, além de artes plásticas e museologia. Mantém o seguinte blog sobre encenações de teatro antigo no Brasil: http://palcoclassico.blogspot.com/
Thaíse Pereira Bastos Silva Pio
Professora de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Coordena o grupo de Pesquisa/CNPq: “O texto latino: abordagens linguísticas, históricas e literárias.” Colíder do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA / UFF). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). Licenciada em Letras (Português – Latim) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ – 2006 / 2007). Especialização em “Cultura, Língua e Literatura Latina” pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professora substituta de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense (2008 / 2009). Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), tendo sido bolsista CAPES durante o curso (2009 / 2010). Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017).