Postado por Beethoven em 19/nov/2025 - Sem Comentários
A Universidade Federal Fluminense (UFF) retomará em 2026 a oferta da Especialização em Cultura, Língua e Literatura Latina, curso de pós-graduação lato sensu. Serão 15 vagas para graduados em qualquer área. O processo de seleção acontecerá de 02 a 19/03/2026. As aulas terão início em abril. Modalidade: presencial.
Veja o edital de seleção aqui. As inscrições terão início em 05/01/2026.
PONTOS FUNDAMENTAIS DA ESPECIALIZAÇÃO
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura, Língua e Literatura Latina tem como finalidade qualificar professores e pesquisadores em geral para o estudo das Letras Clássicas e do contexto histórico em que as obras literárias em latim foram produzidas. Estudos de caso ao longo do curso exemplificarão como a cultura da Antiguidade continua a reverberar no século XXI.
O curso, reconhecido pelo MEC, é gratuito, presencial, com aulas vespertinas, eventualmente noturnas, oferecido no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, de fácil acesso por transporte público.
Idealmente, o curso será integralizado em três semestres, duração mínima, e prorrogado, no máximo, até cinco semestres, considerando-se a possibilidade de trancamento justificado de matrícula por um ou dois períodos.
O aluno deverá completar o mínimo de 75% de frequência em cada disciplina do currículo do curso, cuja carga mínima é de 360 horas de aulas presenciais com mais 60 horas reservadas à elaboração da monografia sob orientação docente, totalizando 420 horas.
Para aprovação, é preciso obter nota igual ou superior a 6,0 por disciplina e 7,0 na média geral, além da aprovação do trabalho final com nota mínima 7,0. A monografia, após encaminhamento favorável do orientador, será submetida a comissão avaliadora de três membros.
O ingresso será feito mediante prova discursiva de literatura latina com base na bibliografia recomendada (caráter eliminatório: nota mínima 7,0); entrevista sobre interesses profissionais e acadêmicos, além de temas gerais da cultura da Roma antiga (caráter classificatório); análise do currículo (caráter classificatório). Detalhes constam do edital.
O programa previsto para o curso que terá início em 2026, sujeito a ajustes, é o seguinte:
2026.1
PERÍODO DE AULAS: 7/ABRIL – 17/JULHO (15 semanas)
| Identidade étnica e alteridade no império romano (30h) | Prof. Dr. Marcello Zanfra |
| A poesia latina e os modos de sentir do povo romano (60h) | Prof. Dr. Marcello Zanfra |
| A visão literária do campo no imaginário romano (60h) | Prof. Dr. Arthur Rodrigues |
| Estudos em história da cultura latina (30h) | Prof. Dr. Luiz Pedro Barbosa |
| Trabalho monográfico (30h) | Prof. Dr. Luiz Pedro Barbosa |
2026.2
PERÍODO DE AULAS: 17/AGOSTO – 27/NOVEMBRO (15 semanas)
| A presença do latim na civilização ocidental (60h) | Prof. Dr. Leonardo Kaltner |
| Estudos de epistolografia latina (60h) | Profa. Dra. Thaíse Bastos Pio |
| Literatura, mito e filosofia: a tragédia senequiana (60h) | Profa. Dra. Renata Cazarini |
DISCIPLINAS
Identidade étnica e alteridade no império romano
Identidade romana: construção, conflitos e a influência etrusca e helênica. Fronteiras/franjas político-culturais do império para com a Europa, o Mediterrâneo, a África e o Oriente. Questões de cidadania. Estudo das narrativas, da poética da aemulatio, da oratória e da historiografia, dentre outros.
A poesia latina e os modos de sentir do povo romano
Estudos retórico-poéticos sobre a subjetividade da persona poética na poesia latina. Reflexões sobre a mimese dos afetos, discussões sobre questões de gênero e sobre o elogio e a invectiva na lírica, na elegia e no iambo romanos. Considerações sobre métrica, materialidade e performance.
A visão literária do campo no imaginário romano
As representações da área rural no imaginário da Roma antiga. Fatores socioeconômicos. A produção literária. Poesia e prosa didáticas. “Geórgicas”, de Virgílio. “De agri cultura”, de Catão, o Censor. “De re rustica”, de Varrão. ”De re rustica”, de Columela.
Estudos em história da cultura latina
Olhar reflexivo em temas específicos da cultura latina como a alimentação, a habitação, a família, o amor, o casamento, a sexualidade, a juventude, a prostituição, a morte, a educação e a língua, elementos importantes para a compreensão do percurso histórico da sociedade romana.
Trabalho monográfico
A natureza do trabalho acadêmico-científico e as estratégias de elaboração do trabalho monográfico: o conteúdo e a forma. A Inteligência Artificial: normas e usos.
A presença do latim na civilização ocidental
A dimensão cultural da língua latina e suas influências na história das ideias políticas, religiosas e estéticas. Identificação e interpretação das condicionantes sociais no trânsito da língua e na transmissão literária. Estudos de caso.
Estudos de epistolografia latina
Preceitos poéticos da Antiguidade para composição de epístolas: Cícero, Sêneca, Plínio, o jovem. Poética numa epístola: “Arte poética”, de Horácio. Epístola como ficção: “Heroides”, de Ovídio. Epistolografia na Antiguidade Tardia e no Renascimento. Condicionantes políticas e socioculturais.
Literatura, mito e filosofia: a tragédia senequiana
A tragédia latina supérstite de Sêneca. O gênero dramático na poética de Horácio. O estoicismo na poesia dramática senequiana. O repertório mitológico grego das peças. Interpretação das condicionantes da produção dramatúrgica latina, privilegiando a abordagem dos fatores políticos e sociais.
DOCENTES
Possui graduação em Abi – Letras – Português – Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente na tradução literária e nos estudos sobre métrica e performance de poesia latina antiga.
Professor Titular de Língua e Literatura Latina e docente do PPG em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da UFF (2025-2027). Bolsista Cientista Nosso Estado da FAPERJ (2024-2027). Membro da Société de Linguistique Romane (França) e da Associação Internacional de Linguística do Português (Portugal).
Possui graduações em Letras Português/Latim e Língua e Literatura Grega, ambas pela Universidade Federal Fluminense (2013). Tem mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2016), doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2020) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Tem experiência nas áreas de Letras Clássicas e Linguística, com ênfase em Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: transitividade, relações sintáticas e morfologia histórica.
Professor de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras (FFLCH/USP), com o estudo das práticas retóricas de recepção e legitimação empregadas por São Jerônimo sobre a vida e obra de Públio Terêncio Afro. Mestre em Letras pela FFLCH/USP desde 2018, com a tradução e análise interpretativa da comédia “Adelfos” de Terêncio. Atualmente, concentra-se em atividades de docência e pesquisa na área da recepção dos clássicos, investigando-a na Antiguidade Tardia.
Professora adjunta de língua e literatura latinas na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF (PosLit), Linha 3: Literatura, Intermidialidade e Tradução. Coordenadora da Especialização em Cultura, Língua e Literatura Latina (lato sensu) da UFF. Doutora (2019) e mestre (2015) em Letras Clássicas pela USP com pesquisa sobre teatro antigo latino e recepção contemporânea. Especialista em Estudos Clássicos pela UnB com pesquisa sobre placas de maldição em latim.
Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Vice-diretora do Instituto de Letras da UFF e Editora-chefe da Revista “Cadernos de Letras da UFF”. Seus temas de interesse são Renascimento, Humanismo, Autoria feminina em latim, Tradução e Análise do Discurso.