Postado por Beethoven em 26/abr/2023 - Sem Comentários
Desde o início, cinco anos atrás, o Cineclube Matrizes Clássicas UFF tem como meta promover o desenvolvimento humano a partir da reflexão e discussão de temas da Antiguidade abordados nos filmes. De longa metragens do cinema europeu e dos EUA a curtas de animação soviéticos, passando por toymovies realizados no Brasil durante a pandemia da covid-19, viu-se de tudo na programação de três dezenas de sessões ao longo desse quinquênio.
A proposta do Cineclube MC-UFF sempre foi inclusiva, almejando a participação diversificada da comunidade local, numa interação transformadora característica da prática cineclubista, a de construção conjunta de conhecimento a partir de experiências pessoais. Mesmo com as sessões gratuitas e abertas, reuniu-se uma audiência essencialmente acadêmica.
Nesse período, uma mudança significativa no mercado cinematográfico aconteceu: a sala escura como evento coletivo simultâneo e ininterrupto cedeu lugar à ampla preferência pela situação individualizada e fragmentada do streaming, agravada pelo isolamento compulsório. Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) revelam que, em 2022, o público das salas ainda estava 46,5% abaixo dos números de 2019, ano que antecedeu a pandemia.
A ideia norteadora inicial de apresentar um repertório fílmico atinente à mitologia e à história da Antiguidade greco-romana com base nas sugestões da coordenadora da atividade de extensão agora dá um passo adiante e a curadoria é entregue, em 2023, às mãos de discentes da UFF que têm amor pelo cinema e pelos estudos clássicos em sua plena transdisciplinaridade.
Profa. Dra. Renata Cazarini de Freitas
Coordenadora do Cineclube MC-UFF
26 de abril de 2023 – 5 anos