Postado por Beethoven em 01/dez/2022 -
PALESTRA
Neo-mitologismo, filmes de super-herói e estética totalitária
Quinta-feira, dia 08/12, às 17h, via Zoom
Emitiremos certificado. Para participar, basta se inscrever em:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIuc-2tpjsoH9x-cs36AN5EiU3tZw547byt
O LEC-UFF convida para a palestra NEO-MITOLOGISMO, FILMES DE SUPER-HERÓI E ESTÉTICA TOTALITÁRIA com o professor e youtuber Alexandre Linck (Unisul/Quadrinhos na Sarjeta).
Ao tratarmos do universo de filmes de super-heróis, que recorrem invariavelmente a uma idea de associação entre super-heróis e deuses modernos, vemos uma marcada busca de resgate de elementos de narrativas mitológicas antigas. Daí emerge um tema caro aos Estudos Clássicos que se pode chamar, seguindo o conceito proposto por Martin Winkler, de “neo-mitologismo”. Preocupados, então, em observar como a indústria cinematográfica se apropria, manipula e atualiza especialmente a mitologia greco-romana em filmes de super-herói, propomos esta palestra. O objetivo, dessa vez, é analisar como as histórias de super-heróis e suas novas mitologias estão sendo contadas nos filmes. Muitas vezes, um mero filme de alienígenas voando de capa pode nos revelar faces e símbolos de um nefasto autoritarismo, aludindo esteticamente a posturas supremacistas e totalitárias.
Para falar sobre o assunto, convidamos o professor e youtuber Alexandre Linck, que é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), onde também atua no programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Com a dissertação “A morte do homem no morcego” (2005) e a tese de doutorado “A invenção dos quadrinhos: teoria e crítica da sarjeta” (2010), Linck vem há anos se dedicando, de forma crítica, a estudar o mundo dos super-heróis. É também editor da revista Memorare, líder do grupo de pesquisa “Estudos em artes” (GRUAS)” e membro da RING (Red de Investigadoras e Investigadores de Narrativa Gráfica en Latinoamérica). Destaque também para seu trabalho como cineasta com os curtas-metragens Oculto (2003), Religare (2005) e Deuses de Mentira (2009). Como youtuber, desde 2011, mantém o canal “Quadrinhos na Sarjeta”, dedicado à crítica, curadoria e divulgação científica sobre quadrinhos e afins.
Sugestão de vídeos:
Sugestão de leituras:
ECO, Umberto. O fascismo eterno. Trad. de Eliana Agular. 11. ed. Rio de Janeiro: São Paulo: Record, 2021.
WINKLER, Martin. Fastinating Ur-Fascism: The Case of 300. In: Winkler, M. Classical Literature on screen: Affinities of imagination. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. p. 249-296.
ROSENTHAL, Joel H. Ethics and War in Homer’s Iliad. Canergie Council, 2012. Disponível em https://www.carnegiecouncil.org/media/article/ethics-and-war-in-homers-iliad. Acesso em: 01 dez. 2022.