Postado por Beethoven em 18/fev/2021 - Sem Comentários
27º SEMINÁRIO DE ESTUDOS CLÁSSICOS – SEC/UFF
Inscrições abertas. Informações no link:
https://seminariodeclassicasuff.wordpress.com/
INSCREVA-SE COMO OUVINTE para receber as informações do evento:
Aos inscritos serão enviados semanalmente os links das reuniões; certificados serão concedidos para cada atividade separadamente.
https://forms.gle/NJrNZc5Nqm98si4T7
INSCRIÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: Encerradas em 07/03
INFOS SOBRE MINICURSOS: https://seminariodeclassicasuff.wordpress.com/minicurso-pesquisa-teatral-para-a-aula-e-para-o-palco/
Postado por Beethoven em 05/fev/2021 - Sem Comentários
Reprodução do texto publicado na seção de Notícias “OS ESTUDOS CLÁSSICOS NA PANDEMIA” da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), em 04/02/2021.
LEC-UFF NA QUARENTENA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTROS VIRTUAIS
Beethoven Alvarez
Glória Braga Onelley
Greice Drumond
Renata Cazarini [1]
1 Apresentação
O presente texto se configura como uma espécie de relatório de atividades do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense (LEC-UFF) e de suas atividades durante a pandemia. O grupo é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq[2] e está associado à Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras da UFF. Este relato surge como fruto da apresentação oral do LEC-UFF realizada em 27 de agosto de 2020 durante o II Seminário de Grupos de Estudo promovido pela SBEC.
O LEC-UFF é um grupo de pesquisa que, desde 2018, reúne, em um espaço coletivo de troca e desenvolvimento, uma comunidade de interessados e interessadas nos estudos que tratam do mundo antigo em suas diferentes abordagens. O grupo congrega docentes e discentes (de graduação e pós-graduação) de Língua e Literatura Grega e Latina, de História Antiga, de Filosofia, de Estudos da Tradução e de Recepção, e de outras áreas afins, da própria UFF bem como de outras universidades, como UFRJ, UFRRJ e UERJ.
As atividades do LEC-UFF objetivam fomentar a área de Estudos Clássicos na graduação e na pós-graduação em âmbito local e regional e se traduzem, na prática, na orientação de estudantes (em projetos de monitoria, desenvolvimento acadêmico, iniciação científica, extensão, mestrado, doutorado etc.); na promoção da circulação de resultados de pesquisa de seus membros e do restante da comunidade científica; na organização de eventos científicos (como o Seminário de Estudos Clássicos, o SEC-UFF, e o Simpósio anual do LEC); e no suporte a atividades de outros grupos próximos e parceiros, como o Núcleo de Tradução & Criação (ntc/UFF), o grupo de pesquisa Filologia, Línguas Clássicas e Línguas Formadoras da Cultura Nacional (FILIC-UFF), o Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA-UFF), o grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI-UFF) e o Centre for the Public Understanding of Greek and Roman Drama (Universidade de St. Andrews).
2 Membros pesquisadores
Hoje são membros pesquisadores do LEC-UFF:
Alexandre Santos de Moraes (História/UFF),
Beethoven Alvarez (Líder, Letras/UFF),
Bruno Salviano Gripp (Letras/UFF),
Eduardo da Silva de Freitas (Letras/UFRJ),
Fábio Paifer Cairolli (Letras/UFF),
Fernanda Messeder Moura (Letras/UFRJ),
Glória Braga Onelley (Vice-Líder, Letras/UFF),
Greice Ferreira Drumond (Letras/UFF),
Leonardo Ferreira Kaltner (Letras/UFF),
Maria Fernanda Garbero de Aragão (Letras/UFRRJ),
Renata Cazarini de Freitas (Letras/UFF), e
Thaíse Pereira Bastos Silva Pio (Letras/UFF).
A lista de membros discentes pode ser conferida em: http://lec.uff.br/estudantes/.
3 Atividades do LEC-UFF
Além das atividades de pesquisa dos projetos individuais docentes e da orientação de discentes, seja em projetos de monitoria, de iniciação científica, ou de extensão, seja em orientações de mestrado e doutorado, que se mantiveram ativos durante a pandemia, os membros do LEC-UFF promovem e organizam outras atividades, como:
3.1 Coordenação da pós-graduação lato sensu em Cultura, Língua e Literatura Latina
Desde 2008, o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do IL-UFF oferece o curso de pós-graduação lato sensu em Cultura, Língua e Literatura Latina. Atualmente o curso é coordenado pelo professor Fábio Cairolli. A especialização congrega pesquisadores e interessados em geral com diversas formações cujos temas de interesse estejam relacionados à antiguidade clássica.
3.2 Coordenação dos cursos de extensão de latim e grego no PROLEM (Programa de Línguas Estrangeiras Modernas)
Desde 2016, o curso de latim e, desde 2018, o curso de grego são oferecidos à comunidade como cursos de extensão pelo Programa de Línguas Estrangeiras Modernas (PROLEM) do IL-UFF. São coordenadores pedagógicos a professora Glória Onelley (grego) e o professor Beethoven Alvarez (latim).
Além de atender interessados de forma geral no aprendizado de latim e grego, o curso é uma excelente oportunidade de iniciação à docência para os alunos da graduação e pós-graduação da UFF que atuam como instrutores.
As turmas se mantiveram ativas, em formato remoto, com atividades síncronas e assíncronas, durante a pandemia; as novas turmas de 2021.1 seguirão o modelo de ensino a distância. Mais informações em: http://prolem.uff.br/.
3.3 Organização do Seminário de Estudos Clássicos (SEC-UFF)
A história de mais de 30 anos do Seminário de Estudos Clássicos da UFF remonta a 1985, quando, na 37ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é fundada a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). Antes mesmo da 1ª Reunião Anual da SBEC, em 1986, organizam-se Subsecretarias Regionais para serem órgãos de coordenação local e apoio à Secretaria Geral da SBEC, naquele momento, sediada na UFMG, em Belo Horizonte. Uma dessas Subsecretarias é a SE3 (Estado do Rio de Janeiro, exceto capital), que ainda em 1985 organiza o Seminário de Estudos Clássicos, em conjunto com a UFF. Durante os primeiros anos do estabelecimento da SBEC, a SE3 realiza com a UFF ainda mais dois eventos nos mesmos moldes: o II e III Seminário de Estudos Clássicos, em 1986 e 1987. Depois, até 2009, um total de vinte edições do Seminário, organizadas em parceria com a UFF, são realizadas, quando se encerram as atividades das Secretarias Regionais da SBEC.[3]
Desde então, alguns professores de Letras Clássicas com apoio de outros Departamentos continuam organizando o Seminário de Estudos Clássicos da UFF. Desde 2018, com a instituição do LEC-UFF, o evento passa a ser organizado por membros do Laboratório e se constitui como o mais importante encontro científico promovido pelo grupo.[4]
A 27ª edição do SEC-UFF será realizada entre 10/03/2021 a 28/04/2021 e terá como tema “Civilização e Violência”. Mais informações em: http://lec.uff.br/.
3.4 Organização do Simpósio do LEC-UFF
No final de 2018, para celebrar a criação do Laboratório de Estudos Clássicos da UFF, realizou-se o I Simpósio do LEC-UFF, que é um evento monotemático de curta duração e que, normalmente, ocorre em uma tarde com duas mesas-redondas. O tema do primeiro encontro foi “Tradução em cena: ontem e hoje”. Em 2019, a segunda edição teve como tema “Aristófanes e Petrônio em sala de aula”.
Em 11 e 17 de dezembro de 2020, de forma remota, promoveu-se o III Simpósio do LEC-UFF sobre “Os caminhos dos afetos na Antiguidade Clássica”, cujas mesas podem ser vistas em nosso canal do YouTube, https://youtube.com/lecuff.
3.5 Promoção do Cineclube Matrizes Clássicas e Clube Ler o Mundo Antigo
Dois projetos de caráter extensionista que funcionam como equipamentos culturais virtuais vinculados ao LEC-UFF, o Cineclube Matrizes Clássicas e o Clube Ler o Mundo Antigo mobilizaram quatro bolsistas de graduação durante a pandemia, assim contribuindo para o combate à evasão discente e ao desalento estudantil.
Desde 2018, o Cineclube Matrizes Clássicas se propõe a trazer a experiência cinematográfica para os membros internos e externos à universidade, a fim de discutir temas da Antiguidade que ainda reverberam no mundo contemporâneo: misoginia, opressão, justiça. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, as atividades presenciais acadêmicas foram suspensas. Como consequência do isolamento social prolongado, o projeto migrou para o ambiente virtual com o intuito de continuar a promover os estudos clássicos e a sua recepção. A programação intitulada “Sala Escura Virtual 2020” ocorreu em quatro sessões entre agosto e outubro: as três primeiras foram via Google Meet, e a última, em parceria com o Centro de Artes UFF, pelo YouTube, contando com a participação de Julio Bressane, diretor de “Cleópatra”.
Todas as atividades do Cineclube podem ser conferidas em: https://cineclubematrizesclassicasuff.wordpress.com/.
O Clube Ler o Mundo Antigo foi implementado em 2020 como medida de apoio às atividades acadêmicas não presenciais durante a pandemia. Entendendo a leitura crítica de textos da Antiguidade ocidental como basilar na construção coletiva do conhecimento na vasta área das humanidades, a curadoria da programação de 24 encontros, realizados pelo Google Meet entre setembro e dezembro, abordou o repertório épico e dramático, incluindo análises de docentes convidados da UFF sobre os poemas épicos Ilíada e a Odisseia de Homero, além dos tradutores-docentes das peças trágicas Édipo Tirano, de Sófocles, e Tiestes, de Sêneca.
4 O projeto LEC-UFF na quarentena
Com o adiamento do início das aulas do primeiro semestre de 2020 na Universidade Federal Fluminense, anunciado no dia 13 de março por meio da Instrução de Serviço n. 004, devido à pandemia mundial do novo coronavírus (COVID-19), o LEC-UFF, reunindo-se remotamente com seus membros, decide dar início a uma nova atividade de apresentação de pesquisas.
As primeiras apresentações, que tiveram início no dia 22 de abril de 2020, consistiram em palestras virtuais nas quais os membros do LEC-UFF apresentaram seus temas atuais de pesquisa. Esses encontros foram, inicialmente, voltados às alunas e alunos de graduação dos cursos de Letras, História e Filosofia, em especial, calouros, com quem já havíamos travado um primeiro contato por e-mail. Pensando em nossa comunidade acadêmica interna, as apresentações on-line eram uma forma de dar aos estudantes as boas-vindas à universidade. Os encontros semanais davam um panorama e faziam uma introdução às diferentes linhas e metodologias de pesquisa relacionadas com os Estudos Clássicos, e ajudavam ainda a fazer uma apresentação dos professores estabelecendo, assim, uma proximidade entre discentes e docentes durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. Apenas em 14 de setembro de 2020 teve início a vigência de um novo calendário acadêmico com atividades de ensino no formato remoto.
De abril a setembro, realizamos, então, pouco mais de vinte apresentações do LEC-UFF na Quarentena. Com o passar do tempo e com a ampla divulgação de nossos encontros e graças à participação de professores de outros centros de pesquisa e ensino, nosso público-alvo se ampliou sensivelmente, ao ponto de termos, em nossa audiência, participantes de todas as cinco regiões do País, às vezes num mesmo encontro. Com tamanha amplitude, decidimos seguir com nossos encontros acadêmicos on-line, mesmo quando as aulas tiveram início em setembro, com as atividades remotas síncronas e assíncronas regulares.
Com nossos encontros, notamos que a divulgação das apresentações das pesquisas desenvolvidas por professoras e professores e pós-graduandos ampliou o acesso do corpo discente ao que se faz dentro dos muros da universidade, em especial, ao que é produzido não só pelo LEC-UFF mas também por outros centros de pesquisa, despertando ainda mais o interesse dos estudantes ao que se pesquisa em nossa área. Isso pôde ser constatado, por exemplo, em nosso retorno às atividades de ensino remoto no que concerne às disciplinas da área de Estudos Clássicos: muitos alunos já tinham algum conhecimento e até mesmo leitura dos assuntos abordados em aula, mesmo alunos “de primeira viagem”.
As falas semanais do LEC-UFF na Quarentena trataram de temas com tamanha diversidade de abordagem que tornou possível apresentar perspectivas bastante amplas sobre as múltiplas leituras e interpretações da produção textual e imagética da Antiguidade que chegou até nós, desde as investigações feitas em escavações de sítios arqueológicos na Grécia, passando pelo estudo da transmissão dos textos antigos à sua recepção e releituras contemporâneas. Pesquisas que desenvolvem interpretações dos textos da filosofia clássica, da patrística; estudos da retórica, da gramática renascentista, do gênero dramático – comédia e tragédia –, da poesia épica, da poesia lírica, de literatura helenística, mitografia, investigações sobre dança e performance, e análises desenvolvidas pelos critical studies de recepção clássica e pela área dos Estudos da Tradução em diálogo com os Estudos Clássicos foram apresentados e debatidos nos 30 encontros organizados pelo LEC-UFF em 2020.
Muitas dessas apresentações (25) foram gravadas e disponibilizadas em nosso canal do YouTube e hoje constituem rica videoteca de conteúdo sobre pesquisas do mundo antigo.
5 LEC-UFF nas redes e palavras finais
Em virtude do distanciamento físico, a única forma encontrada de manter a comunicação com a comunidade acadêmica interessada viabilizou-se pela intermediação tecnológica. As redes sociais promoveram uma integração fundamental para a realização das atividades do Laboratório e ainda expandiram nossos horizontes de atuação.
Hoje divulgamos nossas atividades e de outros grupos pelo Instagram (@lec.uff), em que temos quase 700 seguidores, e pelo Facebook (facebook.com/groups/lec), além do já mencionado canal do YouTube, com quase 380 inscritos. Além disso, criamos uma lista de e-mails que já conta com mais de 400 inscritos com a finalidade de divulgarmos informações sobre eventos do LEC-UFF e de outros grupos.
Nessa nossa experiência durante a pandemia de COVID-19, além de tudo, constatamos que manter o espaço, ainda que virtual, do projeto LEC-UFF na Quarentena, um espaço de divulgação e encontro, promoveu um salutar estreitamento dos laços de compromissos acadêmicos e de afeto entre os pesquisadores do grupo, de outros grupos e universidades, seus membros discentes e toda a comunidade também não acadêmica interessada nos temas da Antiguidade e seus desdobramentos até a atualidade.
REFERÊNCIAS
ALVAREZ, B. Breve história dos mais de 30 anos do Seminário de Estudos Clássicos da UFF, 2017. Disponível em: <https://seminariodeclassicasuff.wordpress.com/historia/>. Acesso em: 01 fev. 2021.
CARDOSO, Z. de A. SBEC 20 anos: uma história. Disponível em: <https://www.classica.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=5>. Acesso em: 01 fev. 2021.
CINECLUBE MATRIZES CLÁSSICAS. Site, 2018. Disponível em: <https://cineclubematrizesclassicasuff.wordpress.com>. Acesso em: 01 fev. 2021.
LEC-UFF. Canal do YouTube, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/lecuff>. Acesso em: 01 fev. 2021.
LEC-UFF. Site, 2018. Disponível em: <https://www.lec.uff.br>. Acesso em: 01 fev. 2021.
[1] Beethoven Alvarez é professor de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e líder do Laboratório de Estudos Clássicos (LEC-UFF); Glória Braga Onelley é professora de Língua e Literatura Grega (UFF) e vice-líder do LEC-UFF; Greice Drumond é professora de Língua e Literatura Grega (UFF); e Renata Cazarini é professora de Língua e Literatura Latina (UFF).
[2] Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/366050.
[3] Um histórico detalhado sobre a criação da SBEC encontra-se no texto SBEC 20 anos: uma história, da professora Zélia de Almeida Cardoso, publicado no site da SBEC: https://www.classica.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=5. Veja Cardoso (2005).
[4] Com um pouco mais de informações, pode-se ler uma breve história do SEC-UFF em: https://seminariodeclassicasuff.wordpress.com/historia/. Veja Alvarez (2017).